domingo, 12 de fevereiro de 2006

Maratona de cinema

Uma coisa boa sobre o frio e a neve é que é uma otima desculpa para ficar em casa, o que diminui significativamente a ansiedade natural de viver em uma cidade como NY, onde ha tantas opçoes de diversao para um sabado a noite.

E, realmente, eu tinha programa para ontem, mas juntando o meu corpo dolorido por causa da aula de capoeira na quinta, a minha cama quentinha, uma pilha de DVDs para assistir, e saber que estava nevando la fora, nao tive nem duvida sobre o que fazer.

Recentemente, comprei um projetor multimidia, desses que a gente usa para apresentaçoes em Power Point, e que tem servido muito bem para montar meu cinema particular, ja que meu ape tem paredes brancas enormes e vazias.

Entao, pipocas a postos, e deliciosamente instalada debaixo dos cobertores, ontem fiz uma pequena maratona cinematografica. Comecei com o ultimo disco da quinta temporada de Sex and the City, que continua sendo meu seriado favorito, embora eu ja tenha me convencido de que o estilo de vida das personagens nao é exatamente o meu favorito in the city.

Image hosting by Photobucket


Mas algumas falas ainda sao emblematicas (como Carry dizendo que "em Nova York, todo mundo está procurando um emprego, um namorado ou um apartamento.") ou surpreendente verdadeiras (como o namorado do Stanford tentando achar uma explicaçao para o casamento de uma senhora rica com um cara supostamente gay: "Talvez ele a faça rir."). Gostei dessa, porque me fazer rir continua sendo um dos meus 3 requisitos obrigatorios para qualquer candidato a namorado.

Na sequencia, assisti "Os embalos de sabado a noite", o classico com o John Travolta. Ja de cara, gostei muito porque o filme se passa no Brooklyn, e eu ando fascinada por esse lugar. Claro que eu tenho meus motivos. É muito facil gostar de algo quando alguem que voce gosta tambem gosta daquilo, e eu ainda gosto de quem gosta do Brooklyn. OK, voce nao precisa necessariamente entender essa parte.

Image hosting by Photobucket


Depois de assistir ao filme, entendi porque ele é considerado um icone (do cinema, dos anos 70, da cidade, da juventude). Como é que eu nunca tinha assistido a esse filme antes? A historia é aparentemente boba, mas o modo como se desenrola envolve tantas emoçoes, sentimentos e situaçoes, que duvido que alguem nunca tenha passado por algo parecido, pensado ou agido como algum dos personagens do filme. E a trilha sonora é um delirio.

E para terminar, aproveitando que estou lendo a biografia da Carmen Miranda, assisti "Copacabana", o unico filme dela que encontrei na locadora.

Image hosting by Photobucket    Image hosting by Photobucket


Mas pra ser sincera, dormi na metade do filme e vou precisar assistir de novo. Eu estava mais curiosa para ver como ela atuava na tela - as maneiras, os trejeitos, a voz - e casar com o texto da biografia. Foi um pouco decepcionante, porque de jeito nenhum consegui reconhece-la como uma artista brasileira, mas como mais um estereotipo latino -- sob o ponto de vista dos americanos, entenda-se bem.

Se alguem souber como conseguir os filmes antigos dela, filmados ainda no Brasil, me avise. Devem ser muito mais interessantes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, Andrea!
Agora vc pegou no meu ponto fraco! Cinema, filme, DVD... eu sou um cinéfilo de carteirinha. Venho comprando DVDs nos últimos tempos e já estou chegando perto dos 1.000... tô ficando maluco... e isso tá me deixando maluco por New York e outras localidades dos EUA... aquelas fotografias me sobem à cabeça..rsrsrs...
Eu tenho que dar uma andadas aí...
Neve? Que legal! Coloca umas fotos sua de mamãe noel na neve... vai ficar super legal!

beijos!
Ronni

deiafix disse...

Ai, Ronni... eu nao consigo entender a logica de comprar DVD. Despois de assistir o filme, vc faz o que com ele???

Olha, da muito trabalho postar as fotos aqui, entao coloco no fotolog: www.fotolog.net/andreafg. Da uma olhada la tb. Bjos!

Anônimo disse...

Então, Andrea!
Beleza?
Também não sei o porquê de comprar cada vez mais DVDs... é uma obsessão! hahaha... eu gosto do filme e quero pra mim! Fora aqueles que já assisti no cinema! Dá para entender? E assim vai se acumulando... loucura, loucura! Maluquices minhas... hahaha...
Vc já assistiu por aí "Brokeback Mountain"? Aqui no Brasil está uma loucura as salas que estão exibindo... mó fila e concorrência. Não gosto muito de filmes - principalmente esses que chegam ao Brasil já cotados para milhares de OSCARs - e badalado demais pela impressa... mas me surpreendi! Filmaço! Não pelo fato de existir uma relação entre indivíduos do mesmo sexo (prefiro o sexo oposto... a mulherada é insubstituível... haha), o que causa curiosidade, mas pelo fato de ser uma das melhores história de amor já produzidas pelo cinema em todos os tempos! Muito bom! O que falam desse filme aí em NY? tá aí + um filme que vai entrar para a minha coleção! Cinéfilo e cinéfilo... hahaha. Tenho que fazer uma terapia para me controlar... de vez em quando tenho crises de abstinência cinematográfica... hehehehehe...
Ah! Tá passando a nevasca de NY aqui nas tvs do Brasil! Mó barato! Fala sério... que legal! Putz... deve ser o máximo aquelas avenidas cheias de neve! Quanto às fotos... é verdade, tinha esquecido do Fotoblog! Ô cabecinha de jegue essa minha!

beijão! e te+
Ronni

Anônimo disse...

Ja que vc ta na cidade mais celebrada do cinema, veja (ou reveja) os filmes do Woody Allen, especialmente "Manhattan". Logico que ele mostra uma NY romantizada, assim como Sex and the City, diferente da visao retratada nos filmes do Spike Lee, por exemplo ("Faca a coisa certa" se passa no Brooklyn tb). A proposito, o "naked guy" da Times Square continua la? Ele aparece em tantos filmes que ja virou um icone da cidade.

Anônimo disse...

Fala, Andrea!
Tinha esquecido de falar...rs
Sobre os DVDs... tenho uma amiga que é gerente de marketing de uma grande distribuidora de filmes... portanto, ela me arruma qualquer DVD que eu quiser di "grátis"!
Se eu fosse comprar tudo isso estaria no caminho da roça...
Ô, maravilha! Quando vc quiser algum, me avisa, ceeerrrrto?!

beijos!